Orange pi - O que saber sobre ela?

O que você precisa saber sobre as placas Orange Pi: uma alternativa mais robusta e acessível que o Raspberry Pi

ORANGE PI PLACAS

Joel Santos - Curta Digital

6/9/20252 min read

Orange Pi é uma série de computadores de placa única (SBCs) de código aberto, compactos e acessíveis, desenvolvidos pela empresa chinesa Shenzhen Xunlong Software CO., Limited. Lançadas inicialmente em 2014, essas mini-PCs são alternativas populares e, muitas vezes, mais econômicas ao Raspberry Pi. As placas Orange Pi utilizam diversos chipsets (principalmente Allwinner e Rockchip) e oferecem uma variedade de modelos com diferentes especificações de processamento, memória RAM, conectividade e recursos. Elas são projetadas para serem ferramentas versáteis para entusiastas, desenvolvedores e para diversas aplicações embarcadas.

Utilidades das Placas Orange Pi:

As placas Orange Pi oferecem uma ampla gama de possibilidades de uso, incluindo:

  • Servidores Domésticos: Hospedagem de servidores web, servidores de arquivos (NAS), servidores de impressão, servidores de mídia (como Plex ou Kodi) e servidores de jogos.

  • Projetos de Automação Residencial: Controle de iluminação, termostatos inteligentes, sistemas de segurança, monitoramento ambiental e irrigação automática.

  • Robótica: Controle de robôs, desenvolvimento de sistemas de visão computacional e plataformas de aprendizado para robótica.

  • Emulação de Jogos Retrô: Execução de emuladores para jogar videogames clássicos.

  • Centrais de Mídia: Reprodução de vídeos e músicas em alta definição, criação de smart TVs personalizadas.

  • Projetos de Internet das Coisas (IoT): Desenvolvimento de dispositivos conectados para coleta e análise de dados, controle remoto e monitoramento.

  • Aprendizado e Experimentação: Plataforma de baixo custo para aprender sobre sistemas operacionais Linux, programação, eletrônica e desenvolvimento de hardware.

  • Prototipagem Rápida: Desenvolvimento e teste de novas ideias e produtos eletrônicos antes da produção em larga escala.

  • Inteligência Artificial e Machine Learning: Alguns modelos mais potentes com Unidades de Processamento Neural (NPUs) podem ser utilizados para tarefas de inferência de IA em nível embarcado.

  • Desktops de Baixo Custo: Em algumas configurações, podem ser utilizadas como computadores desktop básicos para navegação na internet, edição de documentos e tarefas leves.

  • Sistemas de Vigilância: Implementação de sistemas de monitoramento por vídeo com câmeras USB ou CSI.

  • Dispositivos Educacionais: Ferramenta acessível para o ensino de ciência da computação e eletrônica.

  • Publicidade Digital e Sinalização: Criação de displays informativos e publicitários.

Em resumo, as placas Orange Pi são plataformas flexíveis e acessíveis que podem ser adaptadas para uma vasta gama de projetos e aplicações, tornando-as uma excelente opção para explorar o mundo da computação embarcada.

As placas da Orange PI em sua maioria são desenvolvidas com a arquitetura ARM e algumas na arquitetura RISC-V.

No nosso canal do youtube.com/curtadigital tem review e testes com diversos modelos das placas Orange PI, principalmente com os modelos da serie Orange PI 5 que tem o processador Rockchip 3588s e GPU MALI G610, e aqui site temos uma categoria com varios modelos e configurações das Placas Orange Pi.

Site oficial Orange PI http://www.orangepi.org/